Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Amostras de Uso e Cobertura da Terra


Amostras de uso e cobertura da terra com metadados organizadas em um banco de dados com serviços de descoberta e acesso

Atualmente, grandes volumes de imagens são geradas por satélites de observação da Terra, com diferentes resoluções espaciais, temporais e espectrais, e disponibilizadas sem custos para a sociedade. A partir desses grandes volumes de imagens de satélites, análise de séries temporais derivadas dessas imagens e métodos de aprendizado de máquina (machine learning) têm sido amplamente utilizados para identificação e classificação de uso e cobertura da terra, em inglês Land Use and Land Cover (LULC) , incluindo culturas agrícolas. 

Esses métodos são geralmente supervisionados e portanto necessitam de um grande conjunto de amostras de LULC para treinamento, que devem representar as classes a serem identificadas pelo classificador. Na classificação de uso e cobertura da terra, amostras de boa qualidade tem impacto direto na acurácia dos mapas gerados. Portanto, é importante investir em novos métodos e técnicas para auxiliar especialistas a coletar, armazenar e selecionar amostras de LULC de boa qualidade. 

No projeto BDC, usamos amostras de LULC coletadas por diferentes projetos e indivíduos usando diferentes métodos, como trabalho de campo in situ e interpretação visual de imagens de satélite de alta resolução. Assim, mantemos essas amostras com metadados adequados que caracterizem suas diferenças e as organizamos em um banco de dados compartilhado para facilitar a reprodutibilidade dos experimentos. Além disso, desenvolvemos ferramentas para descobrir, consultar, acessar e processar facilmente este banco de dados de amostra compartilhado.

O SAMPLE-DB (Sample Database) fornece um modelo de dados que representa as amostras de uso e cobertura da terra coletadas por diferentes projetos e indivíduos. SAMPLE-DB-UTILS, possui as funções utilitárias que realizam a transformação de diferentes formatos de dados a serem armazenados pelo SAMPLE-DB e o SAMPLE-WS (Sample Web Service) fornece uma interface em alto nível para realizar o acesso aos dados armazenados.

amostras

Para obter mais informações sobre o conjunto de ferramentas, consulte:

Especificação SAMPLE-WS: a especificação SAMPLE usando a notação OpenAPI 3.0.

https://github.com/brazil-data-cube/sample-ws-spec

SAMPLE-DB-UTILS: Funções utilitárias para o SAMPLE-DB.

https://github.com/brazil-data-cube/sample-db-utils

SAMPLE-DB. Modelo de Banco de Dados das Amostras de Cobertura da Terra.

https://github.com/brazil-data-cube/sample-db

LCCS-DB: Modelo de Banco de Dados do Sistema de Classificação da Cobertura da Terra.

https://github.com/brazil-data-cube/lccs-db

Brazil Data Cube - 2019 - 2024