Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Brazil Data Cube


Brazil Data Cube é um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Brasil. Esse projeto está produzindo dados a partir de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto de média resolução para todo o território nacional e desenvolvendo uma plataforma computacional para processar e analisar esses dados usando inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de séries temporais de imagens.

Os dados produzidos no projeto BDC incluem coleções de dados prontos para análise (Analysis-Ready Data – ARD), cubos de dados multidimensionais e mosaicos a partir de imagens dos satélites CBERS-4/4A, Sentinel-2 e Landsat-8. A plataforma computacional é composta por serviços web, aplicativos de software e ambientes de computação iterativa. Usando inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de séries temporais de imagens, mapas de uso e cobertura da Terra estão sendo produzidos a partir desses cubos de dados.

Brazil Data Cube está inserido no projeto Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros, financiado pelo Fundo Amazônia por meio da colaboração financeira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) nº 17.2.0536.1.

Plataforma Brazil Data Cube

plataforma brazil data cube

O projeto Brazil Data Cube tem quatro objetivos principais:


Criar dados pronto para análise (ARD – Analysis-Ready Data) a partir de imagens de sensoriamento remoto de média resolução (20 a 30 metros) dos satélites Landsat, CBERS e Sentinel, para todo o território brasileiro;

Usar, customizar e desenvolver novos métodos e tecnologias de big data para armazenar e processar esse grande volume de dados de observação da Terra e para analisar e extrair informações de uso e cobertura do solo a partir desses dados usando técnicas de análise de séries temporais, machine learning e procedimentos de processamento de imagens;

Modelar esse grande volume de dados de observação da Terra como cubos multidimensionais incluindo dimensões espaciais, temporais e de atributos;

Gerar informações sobre mudança de uso e cobertura do solo utilizando os cubos de dados e métodos desenvolvidos neste projeto.

Acompanhe o desenvolvimento das tecnologias do projeto no Github e os cubos gerados pelo portal BDC- Portal.

Artigo de referência do projeto Brazil Data Cube

Earth Observation Data Cubes for Brazil: Requirements, Methodology and Products

by Karine R. Ferreira,Gilberto R. Queiroz,Lubia Vinhas,Rennan F. B. Marujo,Rolf E. O. Simoes,Michelle C. A. Picoli,Gilberto Camara,Ricardo Cartaxo,Vitor C. F. Gomes,Lorena A. Santos,Alber H. Sanchez,Jeferson S. Arcanjo,José Guilherme Fronza,Carlos Alberto Noronha,Raphael W. Costa,Matheus C. Zaglia,Fabiana Zioti,Thales S. Korting,Anderson R. Soares,Michel E. D. Chaves andLeila M. G. Fonseca Earth Observation and Geoinformatics Division, National Institute for Space Research …

Relatório de atividades do projeto

Relatório de atividades do projeto Brazil Data Cube – Janeiro de 2020 a maio de 2021

por Abner Ernani dos Anjos, Alana Kasahara Neves, Alber Hamersson Sánchez Ipia, Carlos Alberto Ferreira de Noronha, Claudinei de Camargo, Fabiana Zioti, Felipe Carvalho de Souza, Felipe Menino Carlos, Gabriel Sansigolo, Gilberto Ribeiro de Queiroz, Jeferson de Souza Arcanjo, Karine Reis Ferreira Gomes, Lorena Alves dos Santos, Luciana Mamede dos Santos, Raphael Willian da Costa, Rennan …

Publicações associadas

Medindo o Brasil a partir do espaço: Tecnologias de Big Data e inteligência artificial

by Karine Reis Ferreira, Gilberto Ribeiro de Queiroz Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), São José dos Campos, SP, Brasil. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i3.81966 Publisher: Revista Eletrônica AtoZ | Published: 4 September 2021 Abstract A Dr.ª Karine Reis Ferreira e o Dr. Gilberto Ribeiro de Queiroz respondem questões sobre o projeto de pesquisa Brazil Data Cube, sua finalidade, impacto e relação com …

Brazil Data Cube - 2019 - 2024