Brazil Data Cube project activity report – January 2020 to May 2021

by Abner Ernani dos Anjos, Alana Kasahara Neves, Alber Hamersson Sánchez Ipia, Carlos Alberto Ferreira de Noronha, Claudinei de Camargo, Fabiana Zioti, Felipe Carvalho de Souza, Felipe Menino Carlos, Gabriel Sansigolo, Gilberto Ribeiro de Queiroz, Jeferson de Souza Arcanjo, Karine Reis Ferreira Gomes, Lorena Alves dos Santos, Luciana Mamede dos Santos, Raphael Willian da Costa, Rennan de Freitas Bezerra Marujo, Rolf Ezequiel de Oliveira Simões

National Institute for Space Research (INPE), Avenida dos Astronautas, 1758, Jardim da Granja, Sao Jose dos Campos, SP 12227-010, Brazil

Publisher: Inpe | Published: 20 December 2021

The Brazil Data Cube project is part of the “Environmental Monitoring of Brazilian Biomes project“, funded by the Amazon Fund through the financial collaboration of the Brazilian Development Bank (BNDES) and the Foundation for Science, Technology and Space Applications (FUNCATE) no. 17.2.0536.1. Brazil Data Cube is the successor of the research project e-sensing, funded by FAPESP (Fapesp 2014/08398-6).

Introdução

Esse relatório descreve as atividades executadas e todos os produtos de dados, de software e de classificações gerados pela equipe do projeto Brazil Data Cube (BDC), no período de Janeiro de 2020 a Maio de 2021. O projeto BDC está produzindo dados a partir de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto para todo o território nacional e desenvolvendo uma plataforma computacional para processar e analisar esses dados usando inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de séries temporais de imagens. Este é um subprojeto do projeto Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros, financiado com recursos do Fundo Amazônia, por meio da colaboração financeira BNDES e FUNCATE nº 17.2.0536.1.
Nesse período, a equipe do projeto BDC continuou o desenvolvimento e evolução dos módulos da plataforma computacional, ilustrados na Figura 1, bem como a produção de coleções, cubos de dados e mosaicos a partir de imagens de sensoriamento remoto. Baseado em tecnologias de big data e serviços web para dados geográficos, ferramentas computacionais foram desenvolvidas para geração e consumo de cubos de dados de imagens de média resolução espacial.
Nesse período, as coleções e cubos de dados de imagens MODIS, CBERS-4/4A, Landsat-8 e Sentinel-2 foram ampliados para atingir a meta de cobrir todo o território nacional e de incluir imagens recentes. Além disso, foram criados mosaicos de imagens CBERS-4 e Landsat-8 para todo o Brasil. A família de sistemas e serviços da plataforma BDC continuou a crescer, havendo melhorias e novas implementações nos softwares Image Colection Builder, Cube Builder, integração dos produtos BDC com o framework Open Data Cube, atualização doBDC Explorer, maturação dos serviços WTSS e WLTS, criação de ambientes interativos para desenvolvimento de aplicações e evolução nas aplicações, como por exemplo o SITS, entre muitos outros avanços.

© Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Share