Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Equipe do projeto Brazil Data Cube

Coordenadores


Karine Reis Ferreira

Pesquisadora

Doutora em computação aplicada pelo INPE, onde trabalha desde 2013 com pesquisa em GeoInformática e desenvolvimento de sistemas de informações geográficas. É docente do curso de pós-graduação em Computação Aplicada (CAP) do INPE e sua principal linha de pesquisa é representação, processamento e análise de grandes volumes de dados espaço-temporais.

Gilberto R. de Queiroz

Pesquisador

Mestre e Doutor em Computação aplicada pelo INPE, onde trabalha desde 2003 com pesquisa em GeoInformática e desenvolvimento de sistemas de informações geográficas. Desde 2005, é professor de bancos de dados espaciais no INPE, focado no desenvolvimento de geotecnologias.

Brazil Data Cube

O objetivo do projeto é criar cubos de dados multidimensionais prontos para análise a partir de imagens de média resolução espacial de satélites de observação da Terra, para todo o território brasileiro e gerar informações de uso e cobertura do solo a partir desses cubos de dados usando aprendizado de máquina e análise de séries temporais de imagens de satélites.

Pesquisadores


Claudio Almeida

Pesquisador

Formado em Agronomia (UFRRJ), mestrado em Sensoriamento Remoto (INPE) e doutorado em Geomática (Université de Montpellier, França). Tecnologista sênior do INPE, atualmente é Coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e demais biomas. Atua no monitoramento da floresta Amazônica e transferência de tecnologia de monitoramento florestal.

Gilberto Camara

Pesquisador

Gilberto Camara é pesquisador em Geoiformática, GIScience, e Ciência do Uso da Terra no INPE. Atualmente ele é Diretor do Secretariado do Grupo de Observação da Terra (GEO), onde trabalha com práticas de Open Science para ajudar nações em desenvolvimento a usar os dados de observação da Terra .

Ieda Del’Arco

Pesquisadora

Engenheira Agrônoma (ESALQ/USP), mestre em Sensoriamento Remoto (INPE) e PhD em Earth Science (Massey University, Nova Zelândia). Pesquisadora da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE.

Leila Fonseca

Pesquisadora

Formada em Engenharia Elétrica (UFU), Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (ITA) e Doutorado em Computação Aplicada (INPE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, PDI, atuando principalmente em sensoriamento remoto com ênfase em mapeamento de uso e cobertura da terra.

Lubia Vinhas

Pesquisadora

Bacharel em Ciência da Computação com doutorado em Geoinformática. Pesquisadora do INPE desde 1997. É docente e orientadora no Programa de Computação Aplicada do INPE. Seus interesses de pesquisa são bancos de dados geográficos, aplicações em sensoriamento remoto para mapeamento de uso e cobertura da Terra e plataformas de exploração de grandes volumes de dados.

Luis Maurano

Pesquisador

Formado em ciência da computação pela Univ. Mackenzie e mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Tecnologista Sênior da Divisão de Processamento de Imagens do INPE.

Pedro Andrade

Pesquisador

Possui graduação em Ciência da Computação pela UFLA, mestrado em Informática pela UFPR e doutorado em Computação Aplicada pelo INPE. Desde 2009 é Tecnologista do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST/INPE). É o principal responsável pelo desenvolvimento da plataforma de modelagem TerraME.

Ricardo Cartaxo

Pesquisador

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA. Tecnologista Sênior da Divisão de Processamento de Imagens do INPE com 40 anos de experiência em desenvolvimento de software em Geoinformática

Thales S. Körting

Pesquisador

Pesquisador no INPE, doutor em Sensoriamento Remoto, com mestrado em Computação Aplicada (ambos títulos obtidos no INPE). Também é Engenheiro de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Trabalha com segmentação e classificação de imagens de sensoriamento remoto, análise multitemporal, mineração de dados e inteligência artificial.

Pesquisadores Colaboradores


Felipe Souza

Pesquisador

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos. Atualmente é mestrando em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Mateus Macul

Pesquisador

Graduado em Engenharia Florestal pela ESALQ/USP com sanduíche na Universidade de Bangor (Reino Unido) e Mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE, atuou como pesquisador no Programa Queimadas e tem experiência em análise espacial, modelagem estatística, mapeamento de uso e cobertura do solo e queimadas.

Michel Chaves

Pesquisador

Pesquisador de pós-doutorado no INPE e seus temas de pesquisa no projeto são: índices de vegetação, métricas fenológicas e mapeamento de uso e cobertura da terra. Geógrafo (UNIFAL-MG) e doutor em Engenharia Agrícola (UFLA), Michel tem experiência em sensoriamento remoto aplicado a temáticas agrárias e ambientais

Rolf Simões

Pesquisador

Possui mestrado em Modelagem de Sistemas Complexos pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Computação Aplicada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência em desenvolvimento de software desde 1997, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de geotecnologias e modelos de aprendizagem de máquinas para aplicações científicas e geoespaciais.

Wesley Campanharo

Pesquisador

Engenheiro Florestal (UFES), mestre em Sensoriamento Remoto e Manejo de Bacias Hidrográficas (UFES), e doutor em Sensoriamento Remoto (INPE). Com experiência nas áreas de valoração ambiental, econometria, incêndios florestais, conservação da natureza, meteorologia, hidrologia e geoprocessamento.

Equipe de Desenvolvimento


Abner Anjos

Desenvolvedor de Sistemas

Estudante no último ano em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). Desenvolvedor web para aplicações de dados geográficos utilizando Angular, PostGIS, Geoserver, Java, Python Flask, Django e Jupyter Notebook além de possuir conhecimentos em linguagem de programação e banco de dados.

Claudinei Carmago

Desenvolvedor de Sistemas

Possui pós graduação em Desenvolvimento de Sistemas Para Web (2013) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salesiana de Lorena (2007). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento Web

Fabiana Zioti

Desenvolvedora de Sistemas

Bacharel em Ciência da Computação pelo IFSULDEMINAS, atuou como Desenvolvedora Júnior na FUNCATE. Atualmente é mestranda em Computação Aplicada no INPE na área de geoinformática e banco de dados geográficos

Gabriel Sansigolo

Desenvolvedor de Sistemas

Técnico em Computação com ênfase em Web Design e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com Mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atualmente é desenvolvedor no Projeto Brazil Data Cube.

Jeferson Arcanjo

Desenvolvedor de Sistemas

Graduado em Computação pela Universidade do Vale do Paraíba (2002) e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Possui experiência na área de Computação com ênfase em GIS e Sistemas e Estações de Processamento de Imagens de Satélite. Atualmente é desenvolvedor no projeto Brazil Data Cube pela Funcate.

Raphael Costa

Desenvolvedor de Sistemas

Formado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FATEC-SJC. Possui experiência com bancos de dados espaciais e desenvolvimento de serviços web para sistemas de informação geográfica (SIG). Atualmente é desenvolvedor no projeto Brazil Data Cube.

Rennan Marujo

Desenvolvedor de Sistemas

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Sensoriamento Remoto e Doutor em Computação Aplicada, ambos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atualmente é desenvolvedor no projeto Brazil Data Cube pela FUNCATE.

Gestão do Projeto


Luciana Mamede

Especialista em Geoprocessamento

Arquiteta e Urbanista com MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). É especialista em geoprocessamento com experiência em implementação e gestão de projetos de geotecnologias para áreas urbanas e meio ambiente, financiados com recursos nacionais e internacionais.

Alunos de Doutorado


Leonardo Vieira

Aluno de Doutorado

Graduado em ciências da computação pelo IFSULDEMINAS e Mestre em Computação Aplicada pelo INPE. Atualmente é doutorando em computação aplicada pelo INPE, na área de banco de dados geográficos e geoinformática.

Lucas Oldoni

Aluno de Doutorado

Engenheiro agrícola e com mestrado em engenharia agrícola. Atualmente é doutorando em Sensoriamento Remoto no INPE. Sua linha de trabalho é com sensoriamento remoto para monitoramento agrícola.

Marcos Lima Rodrigues

Aluno de Doutorado

Bacharel em Computação Científica pela UNITAU (2006), especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade Federal do ABC (2015). Mestre e doutorando em Computação Aplicada pelo INPE (2018). Experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia e Sensoriamento Remoto.

Rogério Flores Júnior

Aluno de Doutorado

Graduado em engenharia ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE em qualidade da água com ênfase em algoritmos para a estimativa de componentes da água. Atualmente, doutorando em computação aplicada pelo INPE.

Vitor Gomes

Aluno de Doutorado

Mestre e doutorando em Computação Aplicada pelo INPE e pesquisador no Instituto de Estudos Avançados (IEAv/DCTA). Desde 2016 realiza, junto ao grupo de Geoinformática do INPE, pesquisa em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Matriciais e plataformas para o gerenciamento e análise de grandes volumes de dados de observação da Terra. Doutorando em Sensoriamento Remoto no INPE

Alunos de Mestrado


Baggio L. C. Silva

Aluna de Mestrado

Bacharel em Matemática Computacional pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência e interesse em Processamento de Imagens. Possuo conhecimento de linguagens de programação como: C/C++, Java, Python, R, Shell Script, e em Computação de Alto Desempenho. Atualmente é aluno em Computação Aplicada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Felipe Carlos

Aluno de Mestrado

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimentos pela Fatec Jessen Vidal, possuí experiência com infraestrutura de redes de computadores e desenvolvimento de rotinas para o processamento de dados espaciais . Atualmente é aluno de mestrado do programa de pós-graduação em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Gabriel Koyama

Aluno de Mestrado

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC (2019). Possui experiência em desenvolvimento web para aplicações voltados a sistemas de informações geográficas (SIG) e criação de projetos usando inteligência artificial. Atualmente é aluno de mestrado do programa de pós-graduação em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Yuri Domaradzki

Aluno de Mestrado

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo – Campus Campos do Jordão (2019) e atualmente é mestrando de Computação Aplicada no INPE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ex-Colaboradores


<strong>Alana Neves</strong>
Alana Neves

Pesquisadora Colaboradora
Colaborou no projeto
de 1/abr/21 à 31/dez/21.

<strong>AlberSanches</strong>
AlberSanches

Pesquisador Colaborador
Colaborou no projeto
de 1/out/19 à 30/jun/22.

<strong>Anderson Soares</strong>
Anderson Soares

Pesquisador Colaborador
Colaborou no projeto
de 1/jun/19 à 31/dez/20.

<strong>Carlos Alberto Noronha</strong>
Carlos Alberto Noronha

Desenvolvedor de Sistemas
Colaborou no projeto
de 20/mai/20 à 20/ago/21.

<strong>José Guilherme Fronza</strong>
José Guilherme Fronza

Desenvolvedor de Sistemas
Colaborou no projeto
de 1/fev/20 à 30/abr/21.

<strong>Leonardo Beker</strong>
Leonardo Beker

Pesquisador Colaborador
Colaborou no projeto
de 1/fev/22 à 31/mai/22.

<strong>Lorena Santos</strong>
Lorena Santos

Pesquisadora Colaboradora
Colaborou no projeto
de 1/mar/20 à 31/out/21.

<strong>Matheus Zaglia</strong>
Matheus Zaglia

Desenvolvedor de Sistemas
Colaborou no projeto
de 1/jun/19 à 31/dez/20.

<strong>Michelle Picoli</strong>
Michelle Picoli

Pesquisadora Colaboradora
Colaborou no projeto
de 1/jan/19 à 31/jan/21.

<strong>Rodrigo Brito Ferreira</strong>
Rodrigo Brito Ferreira

Desenvolvedor de Sistemas
Colaborou no projeto
de 1/jun/20 à 1/mar/21.

Brazil Data Cube - 2019 - 2022