Mosaicos do Brasil gerados a partir de imagens Landsat-8/OLI disponível no Portal do Brazil Data Cube

A equipe do projeto Brazil Data Cube divulga os dois novos mosaicos do Brasil gerados a partir de imagens Landsat-8/OLI, reflectância de superfície, com 30 metros de resolução espacial.

Esses mosaicos foram gerados com as tecnologias do projeto BDC para selecionar os melhores pixels (livres de nuvem e sombras de nuvem) em dois períodos de 6 meses: (1) de julho de 2017 à dezembro de 2017 e (2) de janeiro de 2018 à junho de 2018.

O produto utiliza composição colorida RGB das bandas SWIR1 (B6), NIR (B5) e RED (B4).

A visualização e download desses mosaicos podem ser feitos pelo navegador através do portal do projeto BDC: https://brazildatacube.dpi.inpe.br/portal/explore?collection=LC8-MOSAIC-BRAZIL_30_6M_MEDSTK-1. 

Disponibilizamos também no portal do projeto o cubo de dados que foi usado para gerar os mosaicos, chamado Landsat-8 6M Cube (OLI), com todas as bandas espectrais de 1 a 7.

Além dos mosaicos e do cubo de dados com resolução de 30 metros, disponibilizamos duas outras versões do mosaico com 64 e 250 metros, respectivamente. Esses mosaicos podem ser baixados no formato GeoTIFF a partir dos seguintes links:

Também é possível acessar os mosaicos em aplicativos SIG utilizando serviço OGC WMS, pelo endereço http://brazildatacube.dpi.inpe.br/bdc/geoserver/mosaics/ows, acessando a camada: LC8-MOSAIC-BRAZIL_30_6M_MEDSTK

Fonte: Equipe do Brazil Data Cube