Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Nova publicação da equipe do Brazil Data Cube

O pesquisador associado Rolf Simoes, do projeto Brazil Data Cube, publicou o artigo “Satellite Image Time Series Analysis for Big Earth Observation Data” na revista Remote Sensing, juntamente com seus orientadores da OTG, Gilberto Queiroz e Gilberto Camara, e colaboradores do projeto.

O artigo é resultado de sua tese de doutorado realizado no curso de Computação Aplicada no INPE, e apresenta um pacote R de código aberto, SITS, estado da arte em classificação de séries temporais de imagens de satélite, que oferece suporte completo ao fluxo de processamento para geração de mapas de uso e cobertura da terra usando usando técnicas de aprendizado de máquinas. O software funciona em diferentes ambientes de computação em nuvem, com um conjunto de funções simples, que facilita o seu uso. No artigo, é mostrado que a abordagem de classificação de séries temporais usando aprendizado de máquina produz mapas de uso e cobertura da terra com boas precisões através de um estudo de caso no bioma Cerrado, para o ano de 2018, utilizando os cubos de dados gerados pelo projeto

Para ver todas as publicações do BDC, acesse https://data.inpe.br/bdc/web/papers/.

Fonte: Equipe do Brazil Data Cube.

Usando séries temporais para classificação de terras (fonte: autores).
Brazil Data Cube - 2019 - 2024