Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Projeto “Brazil Data Cube using AWS” do INPE é contemplado no exterior

São José dos Campos-SP, 12 de junho de 2019.

O projeto “Brazilian Earth Observation Data Cube using AWS for Land Use and Cover Change” foi selecionado pela Amazon Web Services(AWS) e pelo Group on Earth Observations (GEO), organização internacional que atua compartilhamento de dados de satélites e outras tecnologias de observação da Terra. Proposta pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a iniciativa foi contemplada com US$ 60,000 por meio do GEO-AWS Earth Observation Cloud Credits Programme.

Os vencedores da seleção do programa foram anunciados nesta segunda-feira (10/06) em Washington, Estados Unidos, durante o AWS Public Sector Summit.

O objetivo do INPE é utilizar os serviços em nuvem computacional da AWS no armazenamento e processamento de grandes volumes de imagens de satélites para a geração automática de mapas de uso e cobertura da Terra, além de facilitar o acesso e a disseminação desses dados.

A equipe do projeto é formada pelos pesquisadores Karine Ferreira, Lubia Vinhas, Gilberto Queiroz, Ricardo Cartaxo de Souza, Ieda Sanches, Cláudio Almeida e Leila Fonseca, da Coordenação de Observação do INPE. Também está prevista a participação de alunos de pós-graduação e bolsistas.

“Isto permitirá aumentar nossa capacidade de trabalhar com a tecnologia de computação em nuvem, em um tema de grande importância para a nossa área e para o INPE”, diz Karine Ferreira, líder da proposta.

Mais informações em:

https://aws.amazon.com/pt/blogs/publicsector/announcing-cloud-grants-to-improve-understanding-of-our-planet/

http://earthobservations.org/article.php?id=362

Fonte: INPE.

Brazil Data Cube - 2019 - 2024