Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Trabalho de campo – Luís Eduardo Magalhães/BA

Entre os dias 20 e 24 de julho de 2020, colaboradores do projeto Brazil Data Cube realizaram trabalho de campo para coleta de amostras em campo para subsidiar as atividades do projeto.

Lucas Oldoni, doutorando em Sensoriamento Remoto e José Guilherme Fronza, pesquisador associado do projeto, mestre em Sensoriamento Remoto, ambos pelo INPE, percorreram cerca de 2.904 km, saindo de Brasília, DF até a região de Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

Nos cinco dias de trabalho, foram coletados pontos e fotos de áreas cultivadas com algodão, milho, sorgo, milheto, café, braquiária, entre outros.

O trabalho é continuação do levantamento executado em março/2020 para entender a dinâmica das culturas que serão analisadas posteriormente por séries temporais.

As amostras coletadas serão utilizadas para treinar os algoritmos de classificação de imagens e integrar o banco de dados de amostras que está sendo construído junto com um sistema para facilitar aos pesquisadores e alunos acesso, análise e utilização dessas amostras em processos de classificação automática utilizando os cubos de dados do projeto.

Abaixo podemos ver algumas imagens e fotos do trabalho realizado:

  • Trajeto percorrido de Brasília, DF a Luís Eduardo Magalhães, BA.
Brazil Data Cube - 2019 - 2024